HQ`S do MATO: Fred Nogueira

Fred Nogueira

FRED NOGUEIRA
Nascido em Mogi das Cruzes, SP em 03/09/1962 - hoje com 49 anos
Reside no bairro Morada do Ouro, Rua D, nº 1 apto 304,  Cuiabá

Chegou em Cuiabá em janeiro de 1982, então com 19 anos para trabalhar em banco.
Como o talento pelo desenho e pintura se sobressaia desde os tempos de colégio, em 1983 foi pintar na Casa de Cultura de Cuiabá, na época com Gervane de Paula.

Em outubro de 1983 iniciou sua carreira no Diário de Cuiabá, publicando uma charge diária.
Em janeiro de 1984 criou o personagem O SUPERPERU que foi publicado até 2004.
Ao longo de sua carreira como artista gráfico, publicou seus trabalhos em quase todos os veículos de comunicação na época, tais como: Jornal Equipe, Jornal do Dia, Jornal O Estado de Mato Grosso, Revista Contato, Jornal O Roncador, Jornal de Paranatinga, Correio de Mato Grosso, Revista Revelação.

Realizou três exposições:
em 1985 na Casa de Cultura de Cuiabá com a 1º Mostra de Charges, Tiras e Cartuns;
No espaço cultural da Assembleia Legislativa de Mato Grosso com a Mostra de Charges e Caricaturas Inéditas em março de 1990;
Em novembro de 2000, como participante da 1º Mostra em Mato Grosso da coleção "ANISTIA" de cartunistas nacionais como Angeli, Ique, Guidacci, Aroeira, Jaguar e Miguel Paiva no hall da AL.

Participou do programa Revista da Manhã da TV Gazeta, canal 10, onde apresentava o quadro DESENHANDO COM TIO FRED, com a participação da arte educadora Elisete Nunes nos anos de 1996 a 1997. No quadro, o artista desenhava com a participação de crianças de colégios da capital e tinha um enfoque educacional e de preservação do meio ambiente. Os vídeos estão disponíveis no Youtube, Canal O Superperu.

Em 1998, foi convidado pela presidência da Assembleia Legislativa para editar a cartilha Voto e Cidadania, campanha educativa da A.L. que tinha como tema principal a orientação ao eleitor para a participação e o voto responsável. 

Em agosto de 2011, lançou o site do seu personagem mais famoso OSUPERPERU, o primeiro site de humor da categoria de charges de Mato Grosso. Além do conteúdo de mais de 3.700 charges publicadas ao longo de toda sua carreira no Diário de Cuiabá, o site é atualizado diariamente com material atual.

Um de seus trabalhos, a charge “O Superperu e o Desarmamento”, foi utilizada pela UNEMAT no concurso público realizado no ano de 2004 para provimento de dois cargos no MPE/MT.

O Superperu e suas charges estão presentes honradamente no Memorial da Justiça Eleitoral Mato-grossense que está sediado no prédio da Casa da Democracia em Cuiabá.

Depois de alguns anos fora do país, desde agosto de 2010 publica diariamente “A Charge do Fred” no site
MidiaNews.

Já em 2012 teve sua trajetória profissional colocada em objeto de Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso  de um grupo de formandos em jornalismo do Instituto Varzea-grandense de Ensino. Convidado, compôs a banca examinadora dos acadêmicos, sob orientação da professora Miriam Ramalho.

Em abril de 2012 ganhou o título de Cidadão Cuiabano oferecido pela Câmara Municipal de Cuiabá, pelo conjunto de sua obra artística e contribuição ao progresso e preservação da história de Cuiabá e Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © HQ`S do MATO Urang-kurai